Uma hérnia é caracterizada por qualquer protrusão ou deslocamento do conteúdo abdominal através de um orifício natural ou acidental. A hérnia inguinal, mais prevalente em homens adultos, ocorre quando órgãos abdominais, como o intestino, se projetam por um orifício natural na região da virilha. O termo “inguinal” indica que essa protrusão ocorre pela parede abdominal na região da virilha, podendo ser bilateral (em ambos os lados) ou unilateral (em apenas um lado).
Quais São os Sintomas das Hérnias?
Os principais sintomas da hérnia inguinal incluem dor na região abdominal e uma protuberância na área da virilha.
Qual é o Tratamento?
Por ser um defeito na parede abdominal, a única solução é a intervenção cirúrgica, na qual o defeito é corrigido pela colocação de uma “tela” feita de materiais sintéticos que substituirá a área enfraquecida.
Quais São as Possíveis Complicações das Hérnias?
A complicação principal da hérnia inguinal é o aprisionamento e estrangulamento do conteúdo abdominal que passou pelo orifício da parede abdominal. Em muitos casos, uma alça do intestino pode ficar “preso” dentro da hérnia, podendo levar a obstrução e perfuração. Se isso ocorrer, o tratamento deve ser imediato, tornando a cirurgia mais complexa.
Na ausência de complicações como necrose ou obstruções, a cirurgia é geralmente simples, com alta hospitalar precoce e boa recuperação.
Quanto Tempo Após a Cirurgia Posso Retornar às Atividades Normais?
Recomenda-se evitar esforços físicos intensos nos primeiros três meses de recuperação para prevenir a recorrência do problema.